20 de setembro de 2006

Instrução Militar por uma graduada

Instrução Militar (IM) é umas das várias, mas ainda assim poucas, actividades extra-curriculares. Tem como objectivo dar uma pequena preparação física as alunas do secundário que pretendem frequentar uma instituição militar no futuro, no entanto poderá ser frequentada a título de curiosidade. Mas será a IM uma actividade extra-curricular a que se dá a mesma importância que a esgrima, ou coro? A verdade é que há duas formas de ver o problema, uma delas é recorrer a uma perspectiva mais pessimista, a outra a forma de observar este problema é estudá-lo recorrendo a uma perspectiva mais pessimista.
IM tem, de grosso modo, alguns problemas a que o Instituto de Odivelas não se pode dar ao luxo de resolver, sendo um deles a dificuldade em transportar as alunas até ao Colégio Militar (CM), ainda não há muito tempo, isto acontecia e as alunas não tinha IM, actualmente o problema foi resolvido. E com este problema de não haver transporte, o instrutor de IM teve que cancelar aulas que tinha planeadas com a espingarda automática G3, uma vez que o transporte de armas é algo quase impossível de se fazer, requer muito burocracia. O horário imposto para a realização desta actividade é muito curto, no que diz respeito as alunas dos 10º e 11º anos, equivalendo a um único meio bloco semanal.
No entanto, e por muitos que sejam os problemas, o Instituto faculta-nos, e em minha opinião faz os possíveis para isso, uma IM com alguns requintes, usufruindo de uma semana de campo no final de três anos de IM, ou seja no 12º ano, no âmbito de IM são feitas viagens as respectivas Academias da Força Aérea e Militar e Escola Naval, afim de dar a conhecer as futuras instalações destas "pequenas militares". IM é alvo, no fim do 12º ano, de um prémio para a aluna que demonstra mais aplicação e qualificação nas aulas, o que afirma a importância dada pelo Instituto de Odivelas a esta actividade extra-curricular e de uma forma muito explícita o interesse que tem em facultar as alunas o melhor para o seu futuro.
Conclui-se que o Instituto por muitos problemas que tenha tido com IM, jamais deixou de apresentar esta actividade as suas alunas e sempre com a melhor qualidade com que o pode fazer. Isto mostra que por muitos que sejam os problemas o IO tende sempre a resolve-los, nunca prejudicando as alunas.

Rita Matos, nº7/99