5 de dezembro de 2006

Resposta da RTP

Exma. Senhora Carla Nogueira

Em nome do Provedor do Telespectador agradeço o e-mail que enviou.
Foi tomada em devida conta pelo Provedor o conteúdo da sua mensagem.

Quanto ao seu conteúdo, lamentamos qualquer expressão infeliz por parte do apresentador do concurso “Um Contra Todos” relativamente às alunas do Instituto de Odivelas. Compreenderá que a apresentação de um programa de televisão sem texto base, por vezes, torna-se complicada. Aliás, José Carlos Malato, tendo-se apercebido da gaffe que cometeu, apresentou de imediato desculpas, esclarecendo não ter sido intencional.

Renovando os nossos agradecimentos pela sua colaboração
Melhores cumprimentos.

Chefe de Gabinete do Provedor do Telespectador,
Fernanda Mestrinho


_____________________________________________________________
De: Carla Sofia Amaral Nogueira [mailto:carlasofia_152@hotmail.com] Enviada: quinta-feira, 30 de Novembro de 2006 20:09Para: provedor.telespectador@rtp.ptCc: carlasofia_152@hotmail.comAssunto: Provedor do Telespectador - de elevada importância

Senhor Provedor do Telespectador,

Venho por este meio transmitir a minha indignação perante o sucedido no programa "Um contra Todos" apresentado pelo Carlos Malato, de sábado passado.
Tenho o hábito de assistir a esse programa, no entanto no sábado passado tal foi-me impossível. No entanto, uma das perguntas formuladas foi: "Qual a profissão das meninas representadas no quadro?" no quadro encontravam-se representadas "les demoiselles d'Avignon", as hipóteses eram... são: enfermeiras / advogadas / prostitutas. O concorrente respondeu: prostitutas. Ao que o apresentador comentou: "Claro, são as meninas prostitutas d'Avignon, como as meninas de Odivelas " .

As antigas alunas do Instituto de Odivelas, constituem uma grande parte da nossa população, que possuiem uma educação de base inviulgar neste país, com uma elevada craveira universitária, doutoras, juízas, actrizes, inclusivé é da RTP, como temos o caso da ex-aluna do Instituto de Odivelas, a actriz Rosa Lobato Faria, que protagoniza a Bruxa, do programa: "A Minha Sogra é uma Bruxa", esposas de altas patentes militares, honrosas mães de família.

O sucecido no programa, foi-me trasmitido por um engenheiro, ex-aluno do Colégio Militar que assistiu programa. Que por sua vez também estava indignadissimo.

Este comentário ofendeu/insultou muitas ex-alunas e actuais alunas do Instituto de Odivelas. A meu ver, as devidas desculpas deviam ser pedidas. Visto que se trataram de danos morais às meninas de Odivelas.

Esperemos que episódios como este não se repitam.

Agradeço desde já a atenção dispensada.
Sem outro assunto de momento.

Com os melhores cumprimentos,
Carla Nogueira, ex-aluna do Instituto de Odivelas

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para quem não conhece a respectiva musica que José Carlos Malato intrinsecamente citou:

Jaimão - As Meninas De Odivelas Lyrics

As meninas de odivelas (2x)
sao umas pu...
sao umas
pu...
Sao umas puras donzelas

As mamãs dessas
meninas (2x)
também fo...
também fo...
também foram
como elas

Os papás dessas meninas (2x)
Fazem
bro...
Fazem bro...
Fazem brocas na janela

Os
cabroes que as namoram (2x)
Dão o cu...
Dão o
cu...
Dão o curação por elas

Porque As meninas de
odivelas (2x)
sao umas pu...
sao umas pu...
Sao umas
puras donzelas

As meninas de odivelas (2x)
sao umas
pu...
sao umas pu...
Sao umas puras donzelas

Não seria no intuito de ofender ninguém visto que a musica é do conhecimento do publico em geral, não sendo necessário ter cultura geral mas sim cultura popular.

Amigo de Aluna do IO

quinta-feira, 15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Boas tardes,

Sou ex-aluna do Instituto e com bastante orgulho, devo dizê-lo.

Estou a escrever este comentário porque, apesar desta notícia já ter bastante tempo só tive conhecimento deste blog há relativamente pouco, ao que adicionei desde logo aos meus "favoritos".

Não podia deixar de dar os parabéns à grande senhora "owner" do mesmo, visto que poucas ex-alunas infelizmente, muito embora (algumas) tenham orgulho de terem sido "educadas" naquela casa, nada fazem por ela ou pelos que a representam nem tão pouco a tentam lembrar, relembrar e fazer conhecer pelas grandes e boas razões que a deviam estimar cada vez mais - sei que muitas vezes porque a vida pessoal de cada uma não lhes permite e não censuro ninguém por isso, muito pelo contrário.

Da mesma forma, não podia deixar de ficar indignada com a forma como o apresentador José Carlos Malato se referiu ao colégio bem como às alunas que nele estão inseridas. Todos sabem, infelizmente, que para muita gente, o colégio é portador de má fama. Fico deveras enraivecida quando ouço falar mal da nossa casa, principalmente quando as pessoas que o fazem não têm o mínimo de conhecimentos a respeito da mesma, nem do que se passa lá dentro, nem do ensino, educação, regras, cultura e acima de tudo das alunas.

Assim, aproveito para comunicar que fiz uma promessa a mim mesma e a pessoas que me são extremamente importantes: escrever um livro sobre o Instituto de Odivelas a ser finalizado no final deste ano (2008). O principal objectivo é dar a conhecer "aos boatos" a excelente casa que tão boas senhoras acolheu e continuará a acolher - esperemos -, defendê-la e dar a conhecer ao País que o Instituto de Odivelas é tão só uma das melhores instituições de ensino de Portugal e que através dele se viram crescer novas e grandes mulheres. Mulheres que saberão sair dali com tudo o que necessitam para se formarem como profissionais mas também como mulheres, mães e esposas. Eu só pergunto - existe mais alguma escola no país com tais feitos na vida das mulheres? Além de tudo isso vou querer também relembrar os 8 anos que lá vivi dando-os a conhecer a quem não me conhece e relembrá-los a quem os viveu comigo.

Devo dizer que comecei por escrever este comentário com a intenção de comunicar - apesar de provavelmente, algumas ex-alunas o saberem - que a tão famosa música que o Sr. Jaimão canta foi uma resposta do Colégio Militar a uma canção que foi escrita na época da minha mãe pelas alunas do Instituto, aos meninos da luz (pena que essa primeira música se tenha perdido). Há poucas pessoas que saibam disto, daí ter considerado relevante que alunas e ex-alunas do IO tenham conhecimento do facto. Pessoalmente não me sinto nem triste, nem desapontada, nem afectada pela música. Ouvi-a tantas vezes que me habituei a "virar-lhe as costas" - também há que saber levar as coisas pelo desportivismo.

Finalizo então o meu comentário felicitando mais uma vez a dona do blog por se lembrar de forma tão bonita e simples da nossa casa e desejando-lhe sorte para o presente e o futuro.

Que tenha sempre o colégio no seu coração e "Cada vez mais alto".

Cláudia A. Belfo Soares - ex-aluna nº10/97

quarta-feira, 23 janeiro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home