26 de dezembro de 2005

IO no Ranking

Exames Nacionais: Privadas voltam a dominar top 10

Nove das dez escolas com a melhor média na primeira fase dos exames nacionais do 12º ano são privadas, alcançando classificações entre os 13,09 e os 15,40 valores, segundo dados do Ministério da Educação (ME).
A única escola classificada como pública pelo ME entre as dez que obtiveram melhor média é o Instituto de Odivelas, em Lisboa, um estabelecimento de ensino que tem, no entanto, um estatuto especial, por depender do Ministério da Defesa Nacional, ser originalmente destinado a filhas de militares e cuja frequência obriga a um processo de selecção assim como ao pagamento de uma mensalidade.
O Instituto de Odivelas surge em oitavo lugar, com 13,43 valores de média, numa lista liderada pelo Colégio Mira Rio, também em Lisboa, que alcançou um resultado de 15,40.
Este colégio, que recupera a liderança das classificações que já ocupou em 2001, realizou apenas 27 exames nacionais do 12º ano, um número reduzido quando comparado com a grande maioria dos estabelecimentos de ensino.
Em segundo lugar surge o Colégio Luso-Francês, no Porto, com 14,27 valores, que mantém a mesma posição de 2004, e em terceiro o Colégio São João de Brito, em Lisboa, com 13,96, que sobe um lugar em relação ao ano passado.
Já em 2004 se verificou o predomínio das escolas privadas entre as dez com melhores resultados, uma vez que a lista integrava apenas dois estabelecimentos públicos (Instituto de Odivelas e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga).
Por distritos, os dez estabelecimentos de ensino com as médias mais elevadas situam-se em Lisboa (sete), Porto (duas) e Coimbra (uma).
Se nas dez escolas com a média mais alta predomina o ensino privado, já nas dez com a média mais baixa verifica-se exactamente o inverso, com nove estabelecimentos de ensino públicos e apenas um privado.
No fundo da lista, com 5,94 valores surge a Escola Secundária de Ourique, Beja, seguida da escola do ensino básico com secundário Padre Agostinho Rodrigues em Alter do Chão, Portalegre, com 6,18.
A única escola privada presente entre as dez que tiveram piores resultados é o Instituto de Educação e Desenvolvimento na Maia, Porto, que se posiciona em quarto lugar, com 6,35 valores.
A secundária lisboeta Marquês de Pombal, que no ano passado apresentou a média mais baixa, passou para o quinto lugar, com 6,49 valores.
Desta lista das dez médias mais baixas fazem parte estabelecimentos de ensino de todo o país, desde Vila Real à Região Autónoma da Madeira.
No ano passado, sete das dez escolas com a média mais baixa eram públicas.

Lista das dez escolas com a média mais alta:

ESCOLA GÉNERO DISTRITO MÉDIA

Colégio Mira Rio Privado Lisboa 15,40
Colégio Luso-Francês Privado Porto 14,27
Colégio S. João Brito Privado Lisboa 13,96
Colégio Moderno Privado Lisboa 13,96
Colégio Santa Doroteia Privado Lisboa 13,94
Colégio N. Sra. Rosário Privado Porto 13,77
Inst. Mis. Sagrado Coração Privado Coimbra 13,61
Instituto de Odivelas Público Lisboa 13,43
Col. Sagrado Coração Maria Privado Lisboa 13,32
Escola Salesiana Sto António Privado Lisboa 13,09

Lista das dez escolas com a média mais baixa:

ESCOLA GÉNERO DISTRITO MÉDIA

Escola EB 2,3/S Ourique Público Beja 5,94
EB 2,3/S Pe Agost. Rodrigues Público Portalegre 6,18
EB 2,3/S Pe Martins Capela Público Braga 6,30
Inst. Educação e Desenv. Privado Porto 6,35
Secundária Marquês de Pombal Público Lisboa 6,49
Esc. Básica Pampilhosa Serra Público Coimbra 6,63
EB/S Francisco Freitas Branco Público R.A. Madeira 6,69
Secundária de Mogadouro Público Bragança 6,69
Secundária Fonseca Benevides Público Lisboa 6,84
EB 2,3/S Murça Público Vila Real 6,85


Diário Digital / Lusa
22-10-2005 1:02:00








De referir que o Instituto de Odivelas, que invariavelmente surge nas primeiras posições do «ranking», continua a ser a escola pública com melhor média de exames (13,9). No entanto, dado tratar-se de uma instituição com características muito próprias (é um internato), com poucos exames realizados e um regime de admissão especial (é prioritariamente destinado a filhas de militares), não é possível uma comparação directa com as restantes escolas públicas. Motivos semelhantes levaram este «ranking» a diferenciar o Colégio Mira Rio, em Lisboa: em termos absolutos, esta escola privada obteve as melhores médias nacionais, com 15,5 valores, mas apenas realizou 25 exames. Recorde-se que no «ranking» EXPRESSO/Socinova - e como forma de evitar distorções nos resultados - apenas entram as escolas com mais de 100 exames realizados, tendo sido feita uma segunda tabela para as restantes, com menos de cem provas.

In http://online.expresso.clix.pt/dossiers/ranking2005/artigo.asp?id=ES196173&wcomm=true#comentarios