20 de abril de 2006

Resposta


Bom, neste post vou tentar responder ao comentário feito por uma colega, penso que a posso tratar assim, no blog com algumas questões sobre o Colégio actualmente.
Antes de mais, quero agradecer o comentário e fiquei muito lisonjeada com os parabéns pelo blog.
Agora, respondendo às questões, quanto ao Inglês Prático, é uma disciplina que as alunas continuam a frequentar no Instituto desde o 5º ao 12º ano. O Francês Prático, também continua a ser leccionado, do 7º ao 9º ano. Apesar de ambas as disciplinas serem apenas uma vez por semana, na minha opinião são um bom complemento. Em relação à Culinária temos apenas 1 vez por período e apenas a partir do 10º ano, se houver Porfessora. A disciplina de Puericultura é praticada a partir do 9º ano numa escala rotativa, visto que o número de crianças na "creche" é pequeno, cerca de 5 crianças, usualmente. Vão cerca de 5 alunas de cada vez, depende do número de crianças na crenche, actualmente só damos de comer, brincamos, passeamos, mudamos fraldas e adormecemos os bebés, ou seja, já não damos banho. Na minha opinião estas disciplinas são bastante úteis.
A questão de entrar no 7º ano, a meu ver não terá qualquer problema de integração, há cada vez mais alunas a entrar no 7º, 8º, 9º e até mesmo 10º ano, até grupos bastante grandes de alunas a entrarem inclusivé para o 10º ano. Eu actualmente estou no 11º ano e no passado entraram para o meu ano, ou seja, 10º ano, 5 alunas e penso que todas elas se integraram muito bem, e sempre um pouco dificil, é diferente da escola pública e até mesmo dos colégios privados, mas em relação à integração com as colegas decerto não terá qualquer problema. O que eventualmente será mais complicado é a adaptação à rotina que lá se vive, mas com a ajuda das colegas fará isso sem qualquer problema.
Em termos de ensino, é sem duvida melhor, ficamos com umas bases excelentes, até porque as turmas são pequenas, as alunas são disciplinas, os professores são bastante exigentes, é um ritmo de trabalho completamente diferente. Eu sai no final do 10º ano do Colégio e essas bases são notórias, adquirimos bases a Matemática, Português que nos serão fundamentais para o resto da vida que cá fora é uma incógnita se temos a sorte de ter bons professores e por vezes mesmo com bons professores se a turma for muito rebelde, os alunos é que acabam prejudicados.
Na minha opinião é uma boa aposta, no entanto vou-lhe ser muito sincera, o ensino a partir do 10º ano é muito difícil, as médias são baixas e depois vamos precisar dessas mesmas médias para entrar na universidade.
Alunas que tiraram 13 no final do 12º ano a uma disciplina x, vão a exame e trazem um 16, se calhar a nota dada pela professora é um pouco injusta, como é possível verificar as alunas do Instituto ficam bem preparadas, sem dúvida alguma, mas a média também conta para a universidade. Não é por acaso que saem cada vez mais alunas no final do 9º e 10º ano.
No inicío do meu 10º ano eramos 30 alunas, quando eu sai o meu ano ficou reduzido a 20. É que para além de mim sairam mais 8 colegas e uma chumbou.
Para além dos valores que se adquirem dentro do Colégio, como, a união, a camaradagem, a amizade é completamente diferente, a entre-ajuda.
No caso do 7º ano é sem duvida é uma boa aposta, eu estou a ter os "lucros" dessas boas bases.


Se quiserem colocar questões ou outros, deixo aqui o meu e-mail :
carlasofia_152@hotmail.com

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito e muito obrigada pela resposta, tão pronta e tão completa. Claro que podes tratar-me por «Colega»: é o que somos, todas as que já passámos por aquela Casa que nos deixa para sempre ligadas a todas as outras «Meninas de Odivelas» do passado, do presente e do futuro. Fiquei contente por saber que aquilo que me fez adorar os cinco anos que passei no Instituto (entre 81 e 86) se mantém vivo: esse espírito de camaradagem, que constrói amizades para a vida toda, mesmo quando o quotidiano nos afasta das pessoas - o meu curso, em que andamos todas pelos 35 anos, continua a fazer jantares em que nos reunimos, relembramos e mantemos a amizade viva - e a óptima formação. É pena que algumas coisas, como a Puericultura e a Culinária, tenham diminuido a sua presença na vida das alunas, porque relembro essas aulas (que, na altura em que frequentei o colégio, começavam no 7º e 8º ano) como uma formação, para além de diferente e gratificante, muito divertida e enternecedora, mas os tempos mudam... Graças ao que escreveste no Post da resposta, já fiz a pré-inscrição da minha filha no IO, que também veio ver o blog e está entusiasmadíssima. Obrigada e acredita que há pelo menos mais duas pessoas (eu e a minha filhota) que vão «passar» por aqui assiduamente. Bjs

sexta-feira, 21 abril, 2006  

Enviar um comentário

<< Home