20 de abril de 2006

Recepção às novas alunas

Por Mariana Soeiro e Sá, Nº 67

Nos dias 15 e 16 de Setembro, teve início o ano lectivo para as novas alunas.
No dia 15, de manhã, realizou-se um Jogo de Caça ao Tesouro, com pistas, organizado pela Sr.ª Professora Margarida Sá Dantas e com a colaboração de algumas professoras e das alunas do 12.º ano.
As pistas, apresentadas de uma forma clara, fácil e divertida, levavam as novas alunas a percorrer o Instituto, de modo a "conhecer os cantos à casa", entrando em locais que não se encontram normalmente abertos e de livre acesso, como a Sala do Tecto Bonito, a Sala do Capítulo, a Torre ou a Cozinha Velha. O percurso incluía, também, passagens pelos dois claustros, pela Igreja, pelo ginásio, pelas salas de recreio, pela zona dos Peixinhos e pelos corredores das aulas, de modo a que ninguém se perdesse (muito...) nos primeiros dias no Colégio. As alunas tiveram, deste modo, uma oportunidade de conviver e de se conhecerem umas às outras e às alunas do 12.º ano, para que se integrassem mais rapidamente num espaço desconhecido para elas.
O papel das alunas do 12.º ano foi acompanhar as novas colegas neste "passeio" pelo IO. As alunas foram divididas em grupos e a cada um foi atribuído uma "guia" mais velha e um caderno contendo indicações sobre o percurso, pistas e perguntas de cultura geral, maioritariamente relacionadas com a história do Instituto. Pelo caminho, as jogadoras foram dando respostas e resolvendo problemas, sendo os resultados apontados para, no fim, se verificar quem se "portou melhor". Outras alunas do 12.º vestiram-se de freiras, de rei D. Dinis e de rainha Santa Isabel e ajudaram a recriar o "ambiente" da época, intervindo no jogo e dando pistas de uma forma diferente e engraçada.
Houve ainda alunas que integraram uma equipa de apoio, que actuou durante toda a manhã para que o jogo corresse dentro do planeado. As novas alunas, principalmente as mais pequeninas, vibraram com o jogo e mostraram ter sido uma experiência agradável e divertida para todas (principalmente, confessaram algumas, quando chegou a altura de, por fim, descobrirem o tesouro: um delicioso baú com moedas de chocolate...).
Na parte da tarde, após o almoço, as novas alunas tiveram oportunidade para conviver, tanto na quinta como no claustro principal.

in http://www.aaaio.pt/